15 de agosto

GDF - Administrações Regionais

Abaixo, confira, por tema, algumas Perguntas frequentes sobre o SEI-GDF levantadas por usuários relacionadas às mais diversas questões que envolvem o Sistema Eletrônico de Informações – SEI-GDF.
– O que é um usuário externo?
É a pessoa autorizada a visualizar processos e documentos do SEI, que também pode obter autorização para assinar documentos disponibilizados para este fim. Qualquer cidadão pode se cadastrar como usuário externo.

– Qual o tipo de acesso é concedido ao usuário externo?
O usuário externo só poderá acessar processos ou assinar documentos no SEI-GDF se algum usuário do SEI-GDF conceder acesso a visualização do processo ou assinatura externa.

– O Usuário Externo do SEI-GDF pode acessar de fora do Brasil?
Não, o acesso do usuário externo fora do Brasil é bloqueado.

– O usuário externo pode incluir documento no SEI-GDF?
Não, apenas assinar.

O cadastro e permissões de usuários para acesso ao SEI-GDF é realizado pela Unidade Setorial de Gestão do SEI-GDF no seu órgão. Em SEI no GDF >> ATENDIMENTO no Portal SEI-GDF você encontra o contato das unidades setoriais (http://www.portalsei.df.gov.br/category/seigdf/atendimento/).

– Como faço o login no SEI-GDF?
O login do SEI-GDF será o mesmo utilizado para acesso à rede ou e-mail do seu órgão. Procure a unidade setorial do seu órgão e verifique qual o login deve utilizar e se já possui permissão ao SEI-GDF. A unidade setorial é a unidade responsável para conceder permissão. Em SEI no GDF >> ATENDIMENTO no Portal SEI-GDF você encontra o contato da sua unidade setorial (http://www.portalsei.df.gov.br/category/seigdf/atendimento/).

– Como faço para acessar o SEI-GDF?
O acesso ao sistema poderá ser feito no dispositivo escolhido, por meio do endereço http://sei.df.gov.br , utilize o seu login de acesso à rede ou e-mail, na dúvida do login correto, entre em contato com a unidade setorial do seu órgão e confirme o login correto. Em SEI no GDF >> ATENDIMENTO no Portal SEI-GDF você encontra o contato das unidades setoriais (http://www.portalsei.df.gov.br/category/seigdf/atendimento/).

– Quem pode acessar o SEI-GDF?
Podem acessar o SEI-GDF, servidores lotados nos órgãos e entidades do Distrito Federal, conforme estabelecido no Artigo 6º da Portaria 459 de 25 de novembro de 2016. Estagiários e terceirizados também podem acessar, porém com perfil limitado.

– Uma empresa não governamental pode usar o SEI-GDF?
O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o GDF e o TRF4 prevê a utilização do SEI-GDF apenas por instituições públicas ligadas ao GDF. No caso de privatizações essa utilização deverá ser descontinuada.

– O que é perfil de acesso?
O perfil de acesso define a quais funcionalidades um determinado usuário possui acesso dentro do sistema.

– Qualquer pessoa, que tenha acesso ao SEI, pode ver tudo que está no sistema?
Os recursos disponíveis no Menu do Sistema estão relacionados ao perfil de usuário que cada pessoa tem. Cabe ao gestor do órgão definir qual o perfil adequado para o trabalho de cada pessoa e cabe ao usuário saber o uso correto dos recursos, de modo a não comprometer o trabalho em suas unidades.

– Posso acessar o SEI-GDF de casa?
Sim. O SEI-GDF pode ser acessado de qualquer dispositivo com Internet, seja computador, notebook, tablet e smartphone o que traz agilidade aos trâmites processuais.

– Posso acessar o SEI-GDF em outro país?
Não. O SEI-GDF não é acessível no exterior. Porém é acessível via VPN. Entre em contato com a área de TI (tecnologia da informação) do seu órgão e solicite acesso remoto à rede do seu órgão. Com o acesso remoto será possível acessar o SEI-GDF.

– Qual o navegador devo usar para acessar o SEI?
Recomenda-se sempre a utilização do Mozilla Firefox, no entanto, todos os navegadores podem ser utilizados.

– O que é Unidade Setorial?
Unidade Setorial é a unidade responsável pelo SEI-GDF no órgão. Cada órgão possui a sua respectiva unidade setorial de gestão. Para consultar a unidade de seu órgão consulte o seguinte link: http://www.portalsei.df.gov.br/category/seigdf/atendimento/

– Posso ter acesso a mais de uma unidade dentro do meu órgão/entidade?
Sim, é possível que um usuário tenha acesso a mais de uma unidade, no entanto, o usuário só terá perfil para assinatura de documentos na unidade em que está oficialmente lotado, conforme informações do Sistema de Gestão de Pessoas (SIGRH), ou em unidades em que tenha designação oficial, conforme publicação no DODF. Nas demais unidades, o usuário terá perfil de “Colaborador”, podendo realizar o mesmo trabalho, mas sem a possibilidade de assinatura de documentos. As permissões dos perfis de usuário e colaborador devem limitar-se a no máximo 05 (cinco) permissões por usuário.
Destacamos que a ação de limitação de permissões atende a solicitação da Nota Técnica N.º 5/2020 – SEEC/SEGEA/SUTIC/UCETIC (35889008) da Unidade Técnica de Gestão do SEI-GDF, e se faz necessária tendo em vista que a quantidade de permissões, por usuário, impacta a carga no ambiente de banco de dados do SEI-GDF. A quantidade de permissões por usuário será monitorada pela Unidade Central de Gestão do SEI-GDF, e os órgãos do GDF serão acionados quando a definição acima não for atendida, conforme determina o Art. 7º-C do Decreto nº 36.756, de 16 de setembro de 2015.

– Como faço para que meu substituto acesse a minha unidade na minha ausência?
Deve ser solicitada à Unidade Setorial de Gestão do SEI-GDF no seu órgão a concessão de permissão ao seu substituto na sua unidade. Para essa concessão deverão ser informados o nome completo, matrícula, e o login do substituto, o período da substituição, o motivo legal do impedimento do titular e a publicação oficial da substituição.

– Qual a importância de se manter em sigilo a senha do usuário?
A senha é de uso pessoal e intransferível, e é de responsabilidade do usuário. Deve ser mantida em sigilo por cada servidor. Todas as ações executadas em documentos ou processos no SEI-GDF são registradas, por isso, é importante manter a guarda da senha. Importante destacar que com a senha qualquer servidor cadastrado no sistema pode assinar um documento eletronicamente, realizar ações que impactam nos processos e podem ser responsabilizados por eventuais problemas identificados.

– Como mudar a senha do SEI-GDF?
A mudança de senha deve ser feita segundo orientação da área de TI de seu órgão.

– Como se capacitar para utilizar o SEI-GDF?
No Portal do SEI-GDF (www.portalsei.df.gov.br >> no menu SEI-GDF no GDF >> Capacitação) estão disponíveis os links de treinamento com Ensino a Distância. Além disso, o ambiente de treinamento no SEI-GDF é disponibilizado aos servidores para treinamentos internos. Para solicitar acesso, entre em contato com Unidade Setorial de Gestão do seu órgão.

– Como faço para ter acesso aos manuais do SEI-GDF?
Os manuais estão disponíveis no Portal SEI-GDF. Podem ser acessados no seguinte link: http://www.portalsei.df.gov.br/category/sobre-o-sei/manuais/

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